background.jpg

blog da adversa

Afinal, qual a diferença entre produtos cruelty free, veganos e orgânicos?

Nos últimos anos surgiu um movimento em busca de produtos mais sustentáveis natural e ecologicamente. Nomes como orgânico e vegano começaram a surgir nas prateleiras dos supermercados e não demorou para chegarem também às embalagens de produtos de beleza e cosméticos.



Uma outra discussão também surgiu em torno dos produtos cruelty free, despertando a dúvida:


Qual a diferença entre produtos cruelty free, orgânicos e veganos?


Apesar de diferentes, estes conceitos frequentemente se confundem. Mas não se preocupe, explicaremos cada um a seguir:


Produtos Orgânicos

São produtos feitos a partir de ingredientes naturais, sem a utilização de agrotóxicos, adubos químicos, hormônios ou transgênicos em nenhuma fase da produção. Os orgânicos são desenvolvidos e formulados com matérias-primas naturais certificadas, sem prejudicar a natureza.


Produtos Cruelty free

Em português o termo cruelty free significa “livre de crueldade” e é usado para identificar produtos de empresas que aboliram o uso de animais como cobaias.


Produtos Veganos

São produtos que não utilizam nenhum ingrediente de origem animal em sua composição, além de, claro, não realizar testes em animais. Isso não significa, entretanto, que um produto vegano seja 100% natural ou orgânico, pois pode conter elementos sintéticos em sua composição.


Para um produto ser vegano, é importante que não só não sejam realizados testes em animais, mas também que todos os ingredientes não sejam de origem animal.